Ingresso nos cursos de graduação da UFF – Ano letivo 2025
Esta página contém Editais, Comunicados Oficiais e informações sobre o ingresso nas vagas oferecidas pelos cursos de graduação da UFF para o ano letivo de 2025 por meio do Sistema de Seleção Unificado – SiSU. Para concorrer às vagas, o candidato deve ter prestado o ENEM versão 2024 e ter obtido nota acima de zero em Redação.
UFF – SISU 2025 – Informações sobre Matrícula/Inscrição em Disciplinas
No dia 24 de julho de 2025, divulgaremos, no endereço eletrônico do Processo Seletivo, o Comunicado Oficial com os procedimentos para confirmação do interesse na vaga e para a realização da Matrícula/Inscrição em disciplinas no segundo período letivo de 2025 referente aos candidatos selecionados e pré-matriculados (Aptos e Aptos com pendência) até a 4ª chamada, inclusive.
Se você está pré-matriculado ou está na Lista de Espera da UFF e ainda não foi selecionado e deseja atualizar seus dados de contato, clique aqui
Atenção: se você desistiu da sua vaga na UFF por qualquer motivo, veja como solicitar a Desistência de Vaga
UFF – SISU 2025 – 5ª Chamada – Relação de Selecionados e Formulário para envio da documentação
5ª Chamada – Relação dos Selecionados
5ª Chamada – Complemento
Esta chamada, de acordo com o Comunicado Oficial nº 17, é direcionada ao preenchimento de vagas ainda disponíveis em cursos que ofertaram vagas no 2º semestre e que ainda possuem candidatos na Lista de Espera da UFF.
Todo candidato selecionado nesta Chamada deverá, OBRIGATORIAMENTE, realizar a 1ª Fase – Pré-Matrícula Online, das 16 horas do dia 23/06/2025 até as 16 horas de 25/06/2025, no formulário eletrônico disponível nesta página.
Obs.: se a modalidade do curso/formação/turno/cidade no qual se inscreveu não constar desta relação é porque as vagas desta modalidade já estão preenchidas por candidatos selecionados em chamadas anteriores e que foram considerados Aptos na pré-matrícula online ou porque não existem mais candidatos na Lista de Espera do referido curso. Novas vagas poderão surgir em decorrências de desistências e serão disponibilizadas em nova(s) chamada(s). Acompanhe neste endereço eletrônico.
5ª Chamada – Formulário Eletrônico para envio da documentação da Pré-Matrícula Online
Período para envio da documentação: das 16 horas do dia 23/06/2025 até as 16 horas de 25/06/2025.
Tutorial para utilização do Sistema de Pré-Matrícula Online
A Relação completa dos documentos para a realização da pré-matrícula está disponível no Comunicado Oficial nº 1.
Dúvidas em relação à documentação exigida para a 1ª Fase – Pré-Matrícula Online: envie uma mensagem para o e-mail da respectiva Comissão de Verificação:
Comissão de Verificação do Ensino Médio – em.prograd.comissao@id.uff.br
Comissão de Verificação da Renda Bruta Mensal Familiar – renda.prograd.comissao@id.uff.br
Comissão de Heteroidentificação Étnico-Racial– ppi.prograd.comissao@id.uff.br
Comissão de Verificação da Deficiência – pcd.prograd.comissao@id.uff.br
Comissão de Verificação da condição de Quilombola – sisu@id.uff.br
Comissão de Heteroidentificação da Pessoa Trans – sisu@id.uff.br
Comissão de Verificação da condição de Refugiado e Migrante Humanitário – sisu@id.uff.br
Para mais informações leia o Edital da Lista de Espera.
Cursos da UFF (Canal no Youtube de UFFOficial)
UFF – SISU 2025 – Comunicado Oficial Nº 17
Informações sobre o cronograma e procedimentos para realização da 5ª Chamada
SISU 2025 – Informações sobre a 5ª Chamada
Informações sobre a 5ª Chamada
Informamos que a 5ª Chamada para preenchimento de vagas ainda disponíveis em cursos que ofertaram vagas no 2º semestre e que ainda possuem candidatos na Lista de Espera da UFF, será divulgada no dia 23 de junho de 2025, segunda-feira. No dia 18/6/2025, quarta-feira, a Coseac divulgará o cronograma completo desta chamada. Somente candidatos que se inscreveram na Lista de Espera da UFF e que não foram selecionados até a 4ª Chamada estarão aptos, na existência de vagas, para serem selecionados.
UFF – SISU 2025 – 3ª Lista de Remanejamento de candidatos para o 1º semestre
3ª Lista de Remanejamento de candidatos para o 1º semestre
Atenção: o Remanejamento de candidatos para o 1º semestre letivo é compulsório, não podendo o candidato optar em permanecer no segundo semestre.
O candidato remanejado para o 1º semestre deverá realizar a 2ª Fase – Matrícula/Inscrição em Disciplinas, conforme orientações constantes em Comunicado Oficial nº 16.
É obrigatória a realização da Inscrição em Disciplinas no semestre de ingresso, de acordo com o disposto no art. 55 e no art. 60 do Regulamento dos Cursos de Graduação da UFF, sob pena de cancelamento da pré-matrícula e perda do direito à vaga.
UFF – SISU 2025 – Comunicado Oficial Nº 16
Procedimentos para realização da Matrícula/inscrição em Disciplinas no Primeiro Semestre letivo de 2025
UFF – SISU 2025 – aviso sobre a 3ª Lista de Remanejamento de candidatos para o 1º semestre
Aviso sobre a 3ª Lista de Remanejamento de candidatos para o 1º semestre
Atenção: hoje, 1º/4/2025, a partir das 14 horas, a Coseac divulgará a 3ª e última Lista de Remanejamento de candidatos do 2º para o 1º semestre letivo.
O remanejamento é compulsório, não podendo o candidato optar em permanecer no segundo semestre.
O candidato remanejado para o 1º semestre deverá realizar a 2ª Fase – Matrícula/Inscrição em Disciplinas, conforme orientações a serem divulgadas juntamente com a referida Lista.
É obrigatória a realização da Inscrição em Disciplinas no semestre de ingresso, de acordo com o disposto no art. 55 e no art. 60 do Regulamento dos Cursos de Graduação da UFF, sob pena de cancelamento da pré-matrícula e perda do direito à vaga.
UFF – SISU 2025 – 4ª Chamada – Resultado do Recurso contra o Resultado Preliminar da 1ª FASE – Pré-matrícula Online e Resultado Final da Pré-matrícula Online
4ª Chamada – Resultado Final das verificações da 1ª Fase – Pré-Matrícula Online – com indicação do semestre de ingresso
Atenção:
1) Para os candidatos Aptos (aptos e aptos com pendências), esta relação contém a informação do Semestre de Ingresso.
2) O candidato com resultado APTO deverá acessar o Comunicado Oficial nº 15 para obter informações sobre a Matrícula/Inscrição em Disciplinas.
3) O candidato com resultado Apto (com pendências) deverá acessar o Formulário de consulta individual do Resultado Final após recursos para tomar conhecimento das exigências a serem cumpridas junto ao Departamento de Administração Escolar da UFF que se referem somente à complementação para a composição do arquivo digital dos alunos da UFF. Para obter informações sobre a Matrícula/ Inscrição em Disciplinas deverá acessar e ler o Comunicado Oficial nº 15.
Obs: Após o cumprimento da pendência junto à Prograd, não haverá nova atualização da situação no site da COSEAC, pois o(a) candidato(a) já foi considerado(a) apto(a) para realização da inscrição em disciplinas, conforme definido no edital.
4) O candidato com resultado INAPTO deverá acessar o Formulário de consulta individual do Resultado Final após recursos para tomar conhecimento do motivo de sua inaptidão.
4ª Chamada – Formulário de consulta individual do Resultado Final após recursos
UFF – SISU 2025 – 3ª Chamada – Resultado do Recurso contra o Resultado Preliminar da 1ª FASE – Pré-matrícula Online e Resultado Final da Pré-matrícula Online
3ª Chamada – Resultado Final das verificações da 1ª Fase – Pré-Matrícula Online – com indicação de semestre de ingresso
Atenção:
1) Para os candidatos Aptos (aptos e aptos com pendências), esta relação contém a informação do Semestre de Ingresso. O candidato selecionado para o segundo semestre deve estar ciente de que ainda poderá ser remanejado para o primeiro semestre havendo desistências e/ou redistribuição de vagas não preenchidas. A divulgação dos remanejamentos será feita no endereço eletrônico do processo seletivo.
2) O candidato com resultado APTO deverá acessar o Comunicado Oficial nº 15 para obter informações sobre a Matrícula/Inscrição em Disciplinas.
3) O candidato com resultado Apto (com pendências) deverá acessar o Formulário de consulta individual do Resultado Final após recursos para tomar conhecimento das exigências a serem cumpridas junto ao Departamento de Administração Escolar da UFF que se referem somente à complementação para a composição do arquivo digital dos alunos da UFF. Para obter informações sobre a Matrícula/ Inscrição em Disciplinas deverá acessar e ler o Comunicado Oficial nº 15.
Obs: Após o cumprimento da pendência junto à Prograd, não haverá nova atualização da situação no site da COSEAC, pois o(a) candidato(a) já foi considerado(a) apto(a) para realização da inscrição em disciplinas, conforme definido no edital.
4) O candidato com resultado INAPTO deverá acessar o Formulário de consulta individual do Resultado Final após recursos para tomar conhecimento do motivo de sua inaptidão.
3ª Chamada – Formulário de consulta individual do Resultado Final após recursos
UFF – SISU 2025 – Comunicado Oficial Nº 15
Procedimentos para Realização da Matrícula/Inscrição em Disciplinas no primeiro semestre letivo de 2025
Candidatos selecionados na 3ª e na 4ª chamadas e considerados aptos no resultado final da Pré-Matrícula
UFF – SISU 2025 – Comunicado Oficial Nº 14
Retificações na 4ª Chamada
UFF – SISU 2025 – 4ª Chamada – Resultado Preliminar da Pré-matrícula Online
4ª Chamada – Resultado Preliminar das verificações da 1ª Fase – Pré-Matrícula Online
Atenção:
1) O candidato com resultado APTO e com Semestre de Ingresso preenchido deverá acessar o Comunicado Oficial nº 13 para obter informações sobre a Matrícula/Inscrição em Disciplinas;
Obs: a informação de semestre de ingresso consta apenas para candidatos Aptos ou Aptos com pendências de cursos que oferecem vagas em apenas um semestre letivo.
2) O candidato Apto (com pendências) deverá acessar o Formulário de Consulta individual do Resultado para tomar conhecimento das exigências a serem cumpridas junto ao Departamento de Administração Escolar da UFF e que se referem somente à complementação para a composição do arquivo digital dos alunos da UFF. Também deverá acessar o Comunicado Oficial nº 13 para obter informações sobre a Matrícula/Inscrição em Disciplinas.
Obs: Após o cumprimento da pendência junto à Prograd, não haverá nova atualização da situação no site da COSEAC, pois o(a) candidato(a) já foi considerado(a) apto(a) para realização da inscrição em disciplinas, conforme definido no edital.
3) O candidato INAPTO deverá acessar o Formulário de Consulta individual do Resultado para tomar conhecimento do motivo de sua inaptidão e, se desejar, enviar o seu recurso. Prazo para solicitação de recurso contra o Resultado Preliminar da Pré-matrícula Online: das 16 horas de 26/03/2025 até as 18 horas de 27/03/2025.
Dúvidas em relação à documentação exigida para a 1ª Fase – Pré-Matrícula Online : envie uma mensagem para o e-mail da respectiva Comissão de Verificação:
Comissão de Verificação do Ensino Médio – em.prograd.comissao@id.uff.br
Comissão de Verificação da Renda Bruta Mensal Familiar – renda.prograd.comissao@id.uff.br
Comissão de Heteroidentificação Étnico-Racial– ppi.prograd.comissao@id.uff.br
Comissão de Verificação da Deficiência – pcd.prograd.comissao@id.uff.br
Comissão de Verificação da condição de Quilombola – sisu@id.uff.br
Comissão de Heteroidentificação da Pessoa Trans – sisu@id.uff.br
Comissão de Verificação da condição de Refugiado e Migrante Humanitário – sisu@id.uff.br
UFF – SISU 2025 – 2ª Lista de Remanejamento de candidatos para o 1º semestre
2ª Lista de Remanejamento de candidatos para o 1º semestre
Atenção: o Remanejamento de candidatos para o 1º semestre letivo é compulsório, não podendo o candidato optar em permanecer no segundo semestre.
O candidato remanejado para o 1º semestre deverá realizar a 2ª Fase – Matrícula/Inscrição em Disciplinas, conforme orientações constantes em Comunicado Oficial nº 13.
É obrigatória a realização da Inscrição em Disciplinas no semestre de ingresso, de acordo com o disposto no art. 55 e no art. 60 do Regulamento dos Cursos de Graduação da UFF, sob pena de cancelamento da pré-matrícula e perda do direito à vaga.
UFF – SISU 2025 – Comunicado Oficial Nº 13
Procedimentos para Realização da Matrícula/Inscrição em Disciplinas no primeiro semestre letivo de 2025
Candidatos selecionados no 2º remanejamento e candidatos selecionados na 4ª chamada e considerados aptos no resultado preliminar da Pré-Matrícula
UFF – SISU 2025 – 3ª Chamada – Resultado Preliminar da Pré-matrícula Online
3ª Chamada – Resultado Preliminar das verificações da 1ª Fase – Pré-Matrícula Online
Atenção:
1) O candidato com resultado APTO e com Semestre de Ingresso preenchido deverá acessar o Comunicado Oficial nº 12 para obter informações sobre a Matrícula/Inscrição em Disciplinas;
Obs: a informação de semestre de ingresso consta apenas para candidatos Aptos ou Aptos com pendências de cursos que oferecem vagas em apenas um semestre letivo.
2) O candidato com resultado APTO e sem informação de Semestre de Ingresso deverá aguardar o Resultado Final da Análise e o Comunicado Oficial a serem divulgados no dia 31/3/2025 para obter informações sobre o semestre de ingresso e sobre a Matrícula/Inscrição em Disciplinas.
3) O candidato Apto (com pendências) deverá acessar o Formulário de Consulta individual do Resultado para tomar conhecimento das exigências a serem cumpridas junto ao Departamento de Administração Escolar da UFF e que se referem somente à complementação para a composição do arquivo digital dos alunos da UFF. Se o Semestre de Ingresso estiver preenchido, deverá acessar o Comunicado Oficial nº 12 para obter informações sobre a Matrícula/Inscrição em Disciplinas. Caso o Semestre de Ingresso não esteja preenchido, deverá aguardar o Resultado Final da Análise, a ser divulgado no dia 31/3/2025, para tomar conhecimento do seu semestre de ingresso e ler o Comunicado Oficial com informações sobre Matrícula/Inscrição em disciplinas que será divulgado no mesma data.
Obs: Após o cumprimento da pendência junto à Prograd, não haverá nova atualização da situação no site da COSEAC, pois o(a) candidato(a) já terá sido considerado(a) apto(a) para realização da inscrição em disciplinas, conforme definido no edital.
4) O candidato INAPTO deverá acessar o Formulário de Consulta individual do Resultado para tomar conhecimento do motivo de sua inaptidão e, se desejar, enviar o seu recurso. Prazo para solicitação de recurso contra o Resultado Preliminar da Pré-matrícula Online: das 16 horas de 24/03/2025 até as 18 horas de 25/03/2025.
Dúvidas em relação à documentação exigida para a 1ª Fase – Pré-Matrícula Online : envie uma mensagem para o e-mail da respectiva Comissão de Verificação:
Comissão de Verificação do Ensino Médio – em.prograd.comissao@id.uff.br
Comissão de Verificação da Renda Bruta Mensal Familiar – renda.prograd.comissao@id.uff.br
Comissão de Heteroidentificação Étnico-Racial– ppi.prograd.comissao@id.uff.br
Comissão de Verificação da Deficiência – pcd.prograd.comissao@id.uff.br
Comissão de Verificação da condição de Quilombola – sisu@id.uff.br
Comissão de Heteroidentificação da Pessoa Trans – sisu@id.uff.br
Comissão de Verificação da condição de Refugiado e Migrante Humanitário – sisu@id.uff.br
UFF – SISU 2025 – Comunicado Oficial Nº 12
Procedimentos para Realização da Matrícula/Inscrição em Disciplinas no primeiro semestre letivo de 2025
Para os Candidatos selecionados na 3ª chamada e considerados aptos no resultado preliminar da pré-matrícula
UFF – SISU 2025 – 4ª Chamada – Relação de Selecionados e Formulário para envio da documentação
4ª Chamada – Relação dos Selecionados
Esta chamada, de acordo com o Comunicado Oficial nº 11, é exclusiva para preenchimento de vagas em cursos que oferecem vagas APENAS no 1º semestre.
Todo candidato selecionado nesta Chamada deverá, OBRIGATORIAMENTE, realizar a 1ª Fase – Pré-Matrícula Online, das 16 horas do dia 21/03/2025 até as 16 horas de 24/03/2025, no formulário eletrônico disponível nesta página.
Obs.: se a modalidade do curso/formação/turno/cidade no qual se inscreveu não constar desta relação é porque as vagas desta modalidade já estão preenchidas por candidatos selecionados em chamadas anteriores e que foram considerados Aptos na pré-matrícula online ou porque não existem mais candidatos na Lista de Espera do referido curso. Novas vagas poderão surgir em decorrências de desistências e serão disponibilizadas em nova(s) chamada(s). Acompanhe neste endereço eletrônico.
4ª Chamada – Formulário Eletrônico para envio da documentação da Pré-Matrícula Online
Período para envio da documentação: das 16 horas do dia 21/03/2025 até as 16 horas de 24/03/2025.
Tutorial para utilização do Sistema de Pré-Matrícula Online
A Relação completa dos documentos para a realização da pré-matrícula está disponível no Comunicado Oficial nº 1.
Dúvidas em relação à documentação exigida para a 1ª Fase – Pré-Matrícula Online: envie uma mensagem para o e-mail da respectiva Comissão de Verificação:
Comissão de Verificação do Ensino Médio – em.prograd.comissao@id.uff.br
Comissão de Verificação da Renda Bruta Mensal Familiar – renda.prograd.comissao@id.uff.br
Comissão de Heteroidentificação Étnico-Racial– ppi.prograd.comissao@id.uff.br
Comissão de Verificação da Deficiência – pcd.prograd.comissao@id.uff.br
Comissão de Verificação da condição de Quilombola – sisu@id.uff.br
Comissão de Heteroidentificação da Pessoa Trans – sisu@id.uff.br
Comissão de Verificação da condição de Refugiado e Migrante Humanitário – sisu@id.uff.br
Para mais informações leia o Edital da Lista de Espera.
Cursos da UFF (Canal no Youtube de UFFOficial)
UFF – SISU 2025 – Comunicado Oficial Nº 11
Informações sobre a 4ª Chamada – exclusivamente para cursos que oferecem vagas APENAS no 1º semestre
UFF – SISU 2025 – 3ª Chamada – Relação de Selecionados e Formulário para envio da documentação
3ª Chamada – Relação dos Selecionados
Todo candidato selecionado nesta Chamada deverá, OBRIGATORIAMENTE, realizar a 1ª Fase – Pré-Matrícula Online, das 16 horas do dia 14/03/2025 até as 16 horas de 17/03/2025, no formulário eletrônico disponível nesta página.
Obs.: se a modalidade do curso/formação/turno/cidade no qual se inscreveu não constar desta relação é porque as vagas desta modalidade já estão preenchidas por candidatos selecionados em chamadas anteriores e que foram considerados Aptos na pré-matrícula online. Novas vagas poderão surgir em decorrências de desistências e serão disponibilizadas em nova(s) chamada(s). Acompanhe neste endereço eletrônico.
3ª Chamada – Formulário Eletrônico para envio da documentação da Pré-Matrícula Online
Período para envio da documentação: das 16 horas do dia 14/03/2025 até as 16 horas de 17/03/2025.
Tutorial para utilização do Sistema de Pré-Matrícula Online
A Relação completa dos documentos para a realização da pré-matrícula está disponível no Comunicado Oficial nº 1.
Dúvidas em relação à documentação exigida para a 1ª Fase – Pré-Matrícula Online: envie uma mensagem para o e-mail da respectiva Comissão de Verificação:
Comissão de Verificação do Ensino Médio – em.prograd.comissao@id.uff.br
Comissão de Verificação da Renda Bruta Mensal Familiar – renda.prograd.comissao@id.uff.br
Comissão de Heteroidentificação Étnico-Racial– ppi.prograd.comissao@id.uff.br
Comissão de Verificação da Deficiência – pcd.prograd.comissao@id.uff.br
Comissão de Verificação da condição de Quilombola – sisu@id.uff.br
Comissão de Heteroidentificação da Pessoa Trans – sisu@id.uff.br
Comissão de Verificação da condição de Refugiado e Migrante Humanitário – sisu@id.uff.br
Para mais informações leia o Edital da Lista de Espera.
Cursos da UFF (Canal no Youtube de UFFOficial)
UFF – SISU 2025 – 1ª Lista de Remanejamento de candidatos para o 1º semestre
1ª Lista de Remanejamento de candidatos para o 1º semestre
Atenção: o Remanejamento de candidatos para o 1º semestre letivo é compulsório, não podendo o candidato optar em permanecer no segundo semestre.
O candidato remanejado para o 1º semestre deverá realizar a 2ª Fase – Matrícula/Inscrição em Disciplinas, conforme orientações constantes no Comunicado Oficial nº 10.
É obrigatória a realização da Inscrição em Disciplinas no semestre de ingresso, de acordo com o disposto no art. 55 e no art. 60 do Regulamento dos Cursos de Graduação da UFF, sob pena de cancelamento da pré-matrícula e perda do direito à vaga.